Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

FÍSICA EXPERIMENTAL


A cadeira de Física Experimental é uma cadeira onde se realizam algumas experiências básicas com os objectivos seguintes:

  • Motivar os alunos para aprendizagem da física através da medição de algumas das constantes físicas fundamentais (e.g. constante de Planck, relação carga massa de electrão, velocidade da luz, etc.) e observação de alguns fenómenos físicos comuns como sejam: a reflexão, refracção, difracção e interferências de ondas luminosas, influência de campos eléctricos e magnéticos sobre particulas carregadas electricamente (e.g. protão, electrão), propagação do som no ar, movimentos oscilatórios e ressonâncias, etc..

  • Familiarizar os alunos com alguma da instrumentação experimental básica, técnicas de medida, noção de "erro experimental", apresentação dos resultados em relatórios.